Face to Face e seu HC melódico dos anos 90 me incita a escrever sobre a empreitada de amanhã.
Destino é Tourmalet. A terceira e ultima etapa nos Pirineus. Além de ser a etapa mais longa de todo Tour de France 2009. Serão 260km no que eles chamam de le jour le plus long du tour. Os caras vao sair cedo de St.Girons, rodar um pouco; subir col d'Aspin, descer e chegar no ponto A do mapa abaixo. É o pé do Tourmalet. Um col hors concours do Tour de France. Uma serra como a da Graciosa com uns bons 7 km a mais. hehehehehehe mole?
Amanhã vou ver os CORES do ciclismo na etapa "caseira", 160 km daqui de Toulouse, nos Pirineus.
Não e a primeira vez que vejo o buzz do tour, mas e primeira que vou lá nas montanhas ver de perto, sentir o frisson que a gente vê nas revistas. Os loques que se fantasiam de diabo, gay, Napoleão, de collant, uns pelados...Nao vi ainda alguém de Michael Jackson, mas eu vou com a camisa do verdão Coxa Branca. Como Cônsul do Coritiba Foot Ball Club, o mínimo que posso fazer! E vamos ser bem francos, não há coisa melhor que imaginar um atleticano domingo cedo vendo o Tour pela France5 Monde ou ESPN se deparar com um indivíduo vestido com a camisa do verdão.......no outro lado do planeta, no que é considerado o terceiro evento esportivo mundial - atrás da Copa e JO's. (Esta info e da Tv francesa, e como os caras são bairristas demais, não confirmo, mas posso dizer que 2009 o tour será transmitido em 190 países).
Novembro fui com o Flavio (que subiu Pico Paraná uma vez conosco, lembram?) fazer uma caminhada na neve la em Pont d'Espagne e vimos uma avalanche....que até ja enviei o filme pra vcs.........então quem sabe, deixando o carro no vale, subindo a Col por umas boas horas pra ficar no ponto perfeito, talvez eu possa ver um bote, uma tentativa de escapada, um arranque, um ataque, une bonne bagarre como se diz por aqui!.....
Na mucha ta o vinho, pão, lata de atum, canivete suiço, biscoitos, 3L de água (vai fazer 31°c...), uma toalha pra se secar depois de dar um "tigurf" ou molhar a molera num rio geladaço pra refrescar.
Como o tour e sempre uma loucura (ano passado em Toulouse as vias de passagem foram fechadas pra trânsito e estacionamento 22h do dia anterior. Pelotão passou perto das 14h. Só foi liberado depois das 18h). Então que baseado nisso, planejei o caminho, imaginei mais ou menos onde estacionar a caranga pra poder sair mais rápido depois de "despencar" montanha abaixo de bike. Recorri ao google, com suas famosas ferramentas google earth e google maps. Um pra ver em detalhe o relevo e outro pra calculo de distâncias e fotinhos disponíveis dos locais indicados.
Não foi nada complicado decidir os pontos estratégicos. Tudo pronto pra encarar a massa de mais de 50 mil pessoas presentes na estrada que sobe esta montanha. Deixaremos o carro no ponto A e vamos subir a pé ate o ponto B (vou com um romeno que tem ciúme de colocar o transbike no carro novo...)
Agrandir le plan
Então fico por aqui no relato por enquanto, conto o resto amanhã depois da etapa, já que segunda e dia de descanso no Tour....
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Carajo, holly shit, cacete, putain!.
Foi show de bola.
Saímos de Toulouse eram 7:45 da matina. Vacille, dono do carro, finalmente se decidiu subir de bike. Arrumou uma magrela feminina pra ele sem manutenção alguma há alguns anos....
Chegando, estacionamos a 2km de Sainte-Marie-de-Campan, e tive que dar uma de mecânico pra ajustar a bike do cara. Dez minutos de trampo e morro arriba.
Reparei em todas as marcas, e a Orbea -espanhola- era maioria, como também eram os ibéricos, grande parte dos quais composta por Bascos....
Mas também tinha muita marca de ponta presente, na sua maioria européia como Look, Giant, Cervélo, Gir, Colnago, Pinnarello, Mérida, Willier, Felino, Peugeot, Time, Trek, Cannondale (estas duas últimas americanas)....não vi nenhuma Caloi.... : (
Como viram no mapa, Tourmalet começa num fundo de vale e sobe, sobe, sobe.....por 17km, começando a tranqüilos 3% de inclinação de média e chega a 12 em algumas passagens. A partir do pé do cume, há 17 placas, de km em km, com a média de inclinação a superar.....é assim que fazem nos Pirineus. Em Alpe D'Huez (sim, fica nos Alpes) a contagem regressiva não é por km, mas por curvas - Huez são 21 cotovelos até o cume.. No meu álbum no orkut tem umas fotos se quiserem conferir.
Só que esta inclinação é na média, pra não desanimar o indivíduo...... Subindo o col pra chegar no nosso ponto de torcida, vi pintado no chão em alguns pontos 13% ....e em outros - em vermelho - 14% com um símbolo de exclamação ao lado!
Falo tanto em percentual de inclinação, mas pra ter idéia concreta basta ter em mente que nossa serra do mar, a 277, tem em média 7 por cento. A Graciosa são 9 de média, com alguns pontos chegando aos 11%. A Graciosa seria uma montanha de 1° categoria no Tour. No nosso Brasil, a única (que eu saiba) hors concours seria a serra do Rio do Rastro - SC quase RS.
Agora que ta todo mundo por dentro das inclinações, continuo o relato do que se passou neste ultimo domingo:
Uns 40' antes da Caravana passar vem um carro da organização fazendo um barulho enorme com umas luzes piscando e um baita route fermée aux particuliers. A partir daquele momento não circula mais carro nem bike. A estrada PERTENCE AO TOUR DE FRANCE. Se quiser, desça e continua tua montada a pé. E como tem guarda volta e meia apitando pra vc, a galera até que respeita legal. Só vi uns Bascos malucos tocando o horror e subindo em grupo de uns 15. Quando um francês que estava andando ao lado da sua bike eu escutei o cara largar estas andando porque tienes mucha tripa viejo!. Tive que rir com o eufemismo do cara.
Achamos nosso canto a uns 4 km pro cume do col. Curva estilo hairpin, uns 15 minutos antes da route ser fechada.
Sandubas, cervas e bolachas pra segurar a onda....
A caravana dos patrocinadores passa cerca de 1h e pouco antes dos ciclistas...e é estilo velho guerreiro "Chacrinha". Passam carros com umas gostosas (ok, nem todas) jogando canetas, bolsas, bonés, chapéus, saucisson, balas....pra passar o tempo e matar a fome. São mais de 200 carros na caravane e como ela acelera e freia tipo sanfona, numa etapa de montanha chega a ter 25km entre o carro com o boneco de maillot jaune e o último carro dos gendarmes, a policia local.
Dai vc fica ali, na espera. Cada pouco um carro da organização passa dando info da prova, os escapados, a quanto do pelotão, e o posicionamento do camisa amarela - líder que todo mundo vigia.
Quando os helicópteros chegam na área você sabe que a ação esta perto.....
Passam dois escapados e num ritmo forte! No estilo a gente pode ver que eles não fazem o movimento de pistão no pedal, é um giro uniforme, constante, rápido....
Dai passam 40" e vem um cara solito perseguindo os dois da ponta.... e 2'35" mais tarde o líder de camisa amarela e o pelotão.
Pronto. Estava feito.
Segundos de emoção pra toda empreitada de sair cedo, suar as bicas numa subida empinada a 30 graus de temperatura com sol na pinha.
Minutos atrás ainda vieram mais alguns grupos fazendo força e sendo apoiados pela torcida.
O ultimo passou a 25' dos líderes, na frente do carro varredor. Quem ficar atrás deste, está desclassificado. Saibam que o ciclismo é um esporte, creio o único, a já ter oferecido premiação para o último colocado, isso antigamente. Para incentivar os praticantes....E este ultimo corredor veio..... e foi aplaudido e incentivado por todos, até mais que os líderes.
Bonito demais o esporte! Aflora facetas do lado bom das pessoas. Tive a sensação que não está tudo perdido....hehehehehe
Foi genial.
Espero que tenham gostado das vinhetas e algumas imagens que fiz. A filmadora e boa em tape, no cartão SD ela não e lá estas coisas, mas até que ficou legal....e olhe que não sou nenhum camera man.
Enjoy it!
by Ze sur book pro
6 comentários:
Grande Zé! Salve! TS 85 presente no Tour de France, nos Pirineus e no mundo todo. Sensacional! E mais, no dia da queda da Bastilha. Sensacional! Muito bom! Parabéns e viva o Coxa!
Zé, GRANDE CORE ZÉ!!!
Show de bola o post!!!
Imaginei esses malucos pirambeira a riba...
Esses sao mega cores!!
Abrax Caramunistas
Detalhes
1 - Esta etapa foi no domingo dia 12/07, não postei antes por falta de tempo....sorry!
2 - Melhorei a formatação do texto e adicionei algumas informações extras. Isso por conta de ter postado ontem quase meia-noite, e a Elena desliga todos os aparelhos que emitem onda eletro-magnéticas pra dormir (pirou depois que leu um livro sobre como sobreviver as redes sem fio).
Creio que está melhor agora.
3 - Nao vi nenhum caboclo com a camisa do trétis por lá kkkkk
Abrax
by ze
Gaffe gente!!
Graças a um cara na comu do TF09 que apontou a merda, ja arrumei!!!
Inclinações em % e não em ° como erradamente coloquei.
Segue o baile, ta arrumado.
Sensacional.
Zé, aflore seu lado didático e explique: o que é uma inclinação em "%"? É em relação à horizontal?
E pra terminar, "cedros" não pastam, já que são árvores e ficam plantados no chão.
Cervos, como o viadinho do Bambi pastam. E falando em Bambi, a Gaycha não vai comentar o lance ciclístico?
Será que a Gaycha se converteu à Renascer e vai viajar com o "bispo" Kaká?
Inclinação em porcentagem e a quantidades de metros que vc ascende pra cada 100 metros de avanço no terreno. Então que se vc rodar 100 metros e subir 7, tua subida sera de 7%, como a nossa 277 pras praias.
Abrax
Postar um comentário