segunda-feira, 2 de novembro de 2009

TS 85 CONQUISTA CARATUVA - 01/11/09

Salve! Salve! Escaladores de plantão
Como prometido os CORES conquistaram o CARATUVA num domingo ensolarado (01/11/09). Após compras e café na panificadora Família Farinha fomos até a Fazenda do Pico Paraná. Exatamente às 9h06 iniciamos a escalada. L. Gustavo no comando, seguido por Ana, Flavius, Cassiana e Cella. Logo atrás Tani e Marlus. A primeira parada foi na tradicional Pedra do Grito. O sol estava forte e prometia uma subida realmente quente. Cella resolveu acompanhar o segundo grupo. Conquistamos o Getúlio e seguimos em frente. Na trilha a esquerda (saída para o Caratuva) L. Gustavo nos esperava com o som (do celular) ligado. Parecia aqueles "farofeiros" do Marumbi. Lembram disso? Ana e Flavius já haviam seguido em frente. Mudança radical de vegetação. Deixamos para trás a vegetação seca e pedras e passamos a enfrentar raízes em subida íngreme mas na sombra. Eram 11h50 quando alcançamos o cume. A recompensa estava lá: vista espetacular do Pico Paraná, sempre imponente como a mais alta montanha do sul do país (1.880 m). O Caratuva não deixa por menos (1.860 m). Hora de fotos, lanche e visão do litoral de um lado e Curitiba de outro (na real, o lado do litoral meio que disfarçado por uma bela camada de nuvens). Sensacional! Vale o esforço. Descemos 12h50. L. Gustavo largou tudo e voando desceu em 1h28m. Ana e Flavius em 2h15. O restante do grupo em 2h30. Rápido banho no rio, melão e frutas geladas (estrategicamente deixadas pela manhã) e partimos para o Tio Doca. Chulenta para fechar o dia! Foi bom demais! Logo tem mais.

By Zace Bildoati Expedition Travel; legendas: 1) Pico Paraná visto do Caratuva entrenuvens; 2) A trupe -- percebam, há oito pessoas na foto; 3) gustavão dando uma de DJ do Boqueirão/S. J. dos Pinhais; 4) pessoal dando um tempo do lado da casinha - este blog não é patrocinado pela turma do Antônio Ermírio.

6 comentários:

Jose Gasparin disse...

Puts....

Bela empreitada moçada. Não deu desta vez, tava no litoral 'batizando' a mais nova, Manuela, na água salgada. Como não poderia ser diferente, adorou.
Conto certamente participar na prróxima empreitada.

Parabéns aos cores. Abrax e boa, curta, semana.

gustavâo disse...

Esqueceu de falar da Associação de Radioamadores do Paraná. Estavam lá fazendo manutenção nas antenas repetidoras. Incrível como ainda usam isso. Pessoal muito gente boa.

Dois destaques da fauna:
- os lagartões que encontramos no caminho - o que eu vi passava de um metro de comprimento; a Ana e o Flavius cruzaram com um que estava "lagarteando";
- as megas mutucas hipertrofiadas, que seguiam a gente por períodos intermináveis de tempo; uma mordida de uma daquelas e o cara voltava com anemia da montanha.

cassiana disse...

oi pessoal!
muito bom o passeio!
valeu ana [minha heroína!! rs] e flavio pela companhia na descida!
e aquele melão gelado foi um prêmio e tanto!!!!!!
beijo pra todos

Ana Bassler disse...

Galera, alguém conhece este local?

Morro Pão de Loth, 1.300 m, situa-se próximo ao Anhangava, do outro lado do Caminho do Itupava. Do seu alto temos uma vista privilegiada de Curitiba, Conjunto Marumbí e Anhangava. O nome Pão de Loth é associado a sua forma peculiar com o conhecido bolo de fubá.

De repente é uma idéia para um próximo trekking.

Marlus, querendo escalar! disse...

Temos que ir até o Pão de Ló e ao Morro do Canal também. Aliás, temos que fazer novas aventuras, sempre!

Tani disse...

Foi ótimo! Sol no "coco", dor na perna, uma delícia!